Quem sou eu

Minha foto
Designer de Interiores trabalha para o mercado editorial de revistas e campanhas publicitárias para Moda Casa faz sete anos. No Estúdio Thomas Susemihl em São Paulo, foi responsável pelo design e cenografia das campanhas Moda Casa para o grupo Pão de Açúcar entre 2004 e 2007.Tem trabalhos publicados em Revistas de arquitetura, decoração e modo de vida como Joyce Pascowitch ,Joyce Jóias, Joyce Poder, Joyce modo de Vida e Revista Arquitetura e Decoração fotografados por Luis Crispino, Daniel Arantagy, Romulo Fialdini e Maurício Narras.Foi editora de Estilo da Revista Sua Casa, no Grupo A Tarde de 2009 a 2011 em Salvador-Ba onde todas as fotos publicadas tem a sua direção e fotografia de Francisco Sales. Atualmente edita e escreve para diversos veículos de comunicação impressos ou digitais, sempre sobre arquitetura decoração e mercado imobiliário.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Eliseu Visconti

 “Eliseu Visconti – Arte e Design”  . A mostra, que resgatou a importância de Eliseu Visconti (1866-1944) como designer e artista, influenciado pelo movimento Art Nouveau.

A arte decorativa e arte aplicada à indústria, que consolidam a contribuição de Eliseu Visconti para as origens do design nacional. Vejam os es selos para os correios, cartas-bilhetes, projetos de pratos e de jarros em cerâmica, vasos, vitrais, marchetaria, ex-libris, estamparia em tecidos e papéis de parede.

Pioneiro nas artes gráficas, Visconti era influenciado pela Art NoveauFotos: Ciro MarianoPioneiro nas artes gráficas, Visconti era influenciado pela Art Noveau
Para Tobias Visconti e Christina Penna, diretores do Projeto Eliseu Visconti, a exposição em Brasília é outro grande passo de uma série de eventos programados, que tem como objetivo levantar, catalogar e difundir a obra do artista. Por sua importância na história da arte brasileira, Visconti ganhou uma exposição que, segundo a produtora Christina Penna, registra toda a versatilidade de um artista completo e arrojado para a sua época. “Até muito recentemente havia uma distorção muito grande do trabalho do Visconti, que era visto como pintor, quase que exclusivamente. Nas décadas de 80 e 90, ele começou a ser reconhecido como precursor do design, o que era observado como uma outra faceta. A posição curatorial é de não ter essas duas divisões. Que ele seja visto como um artista completo, como os dois lados da mesma moeda”, informa o curador da mostra.

Obra em destaque

O grande destaque da exposição é uma réplica do pano de boca do Theatro Municipal do Rio de Janeiro pintado por Visconti em Paris e trazido de navio para o Brasil em 1907. Será possível encontrar um conjunto de estudos preliminares dessa que é a maior tela pintada no Brasil. Quando concluído, o pano de boca esteve longe de se tornar uma unanimidade, recebendo elogios e críticas no Brasil. Visconti foi censurado por ter inserido negros entre os figurantes do povo brasileiro no painel, o que, segundo os críticos, poderia afetar a imagem do país frente aos olhos dos estrangeiros que viessem a frequentar o Theatro. A inclusão da figura de D. Pedro II também foi criticada, por supostamente homenagear o regime monárquico.

A arte decorativa de Eliseu Visconti também foi aplicada em vasosA arte decorativa de Eliseu Visconti também foi aplicada em vasos
me na defesa de seu trabalho, Visconti desafiou o preconceito e não abriu mão da proposta original de incluir o negro na ornamentação de uma das mais importantes casas de espetáculos do país. No mesmo período do pano de boca, Visconti pintou ainda, para o Theatro Municipal, o teto sobre a platéia e o proscênio arrematando o palco. Em 1915, Visconti concluiria seus trabalhos de decoração do Theatro, realizando as pinturas do teto do foyer.

Visconti realizou também uma série especial de moringas decoradas, colocadas exclusivamente nas frisas do Theatro para o dia de sua inauguração. As moringas desapareceram após a estréia e tornaram-se objeto de desejo dos colecionadores. Cem anos mais tarde, em 2008, durante a preparação da exposição na Pinacoteca do Estado de São Paulo, duas novas moringas foram resgatadas em um antiquário carioca. Um conjunto de quatro moringas estará presente na exposição em Brasília.




Foto Francisco Sales

Foto Francisco Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada