“Eliseu Visconti – Arte e Design” . A mostra, que resgatou a importância de Eliseu Visconti (1866-1944) como designer e artista, influenciado pelo movimento Art Nouveau.
A arte decorativa e arte aplicada à indústria, que consolidam a contribuição de Eliseu Visconti para as origens do design nacional. Vejam os es selos para os correios, cartas-bilhetes, projetos de pratos e de jarros em cerâmica, vasos, vitrais, marchetaria, ex-libris, estamparia em tecidos e papéis de parede.

Obra em destaque
O grande destaque da exposição é uma réplica do pano de boca do Theatro Municipal do Rio de Janeiro pintado por Visconti em Paris e trazido de navio para o Brasil em 1907. Será possível encontrar um conjunto de estudos preliminares dessa que é a maior tela pintada no Brasil. Quando concluído, o pano de boca esteve longe de se tornar uma unanimidade, recebendo elogios e críticas no Brasil. Visconti foi censurado por ter inserido negros entre os figurantes do povo brasileiro no painel, o que, segundo os críticos, poderia afetar a imagem do país frente aos olhos dos estrangeiros que viessem a frequentar o Theatro. A inclusão da figura de D. Pedro II também foi criticada, por supostamente homenagear o regime monárquico.

Visconti realizou também uma série especial de moringas decoradas, colocadas exclusivamente nas frisas do Theatro para o dia de sua inauguração. As moringas desapareceram após a estréia e tornaram-se objeto de desejo dos colecionadores. Cem anos mais tarde, em 2008, durante a preparação da exposição na Pinacoteca do Estado de São Paulo, duas novas moringas foram resgatadas em um antiquário carioca. Um conjunto de quatro moringas estará presente na exposição em Brasília.
Foto Francisco Sales
Foto Francisco Sales
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigada